segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Entrevista por meio de questionários.

O grupo elaborou um questionário e entrevistou 10 meninas (Leia as Entrevistas). As entrevistas foram realizadas com meninas de uma mesma localidade e talvez o número seja pequeno para chegar a conclusões definitivas sobre o assunto. Contudo, mesmo com essas conhecidas limitações, o grupo conseguiu, diante das respostas obtidas, levantar alguns pontos importantes, como podemos ver a seguir:


Todas as meninas entrevistadas tinham menos de 20 anos de idade, todas já tiveram relações sexuais, sendo que mais da metade das meninas são menores de idade. A maioria iniciou a vida sexual aos 13 anos de idade, isto é, no meio da puberdade quando o corpo humano ainda não está completamente desenvolvido e ainda não possui todas as características fisiológicas e psicológicas necessárias para um ser adulto.

Todas conheciam ao menos um método anticonceptivo, porém 20% das entrevistadas nunca utilizou qualquer método anticoncepcional, e, 40% já engravidou pelo menos uma vez. As famílias são de baixa renda e em suas casas residem quatro ou mais pessoas, sendo que no máximo duas pessoas trabalham.

Por fim, foi constatado que as mães das entrevistadas também tiveram seus filhos ainda jovens, o que nos leva a crer que as campanhas de orientação e prevenção da gravidez precoce deveriam envolver não só os adolescentes como também toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário